Wednesday 25 October 2017

Melhoria da qualidade


Melhoria da Qualidade


Vários recursos existem para os departamentos de saúde envolvidos na melhoria da qualidade. Este link contém materiais para LHDs à medida que eles começam com QI:


Desenvolver um plano QI - Um plano QI anual define a direção organizacional para as iniciativas QI. Clique aqui para acessar os modelos de planos QI e exemplos LHD.


Desenvolver uma Estrutura de Governança de QI - Um comitê de governança de QI (por exemplo, QI Council) lidera e supervisiona todas as iniciativas de QI na organização. Clique aqui para obter recursos e orientação sobre o desenvolvimento de um comitê de QI.


Fornecer Treinamento de QI e Recursos para o Pessoal - Todo o pessoal, desde líderes executivos até o pessoal da linha de frente, deve melhorar continuamente seu trabalho. Empoderar os funcionários para se envolverem em QI requer o fornecimento de treinamento e recursos. Clique aqui para obter os treinamentos e recursos QI existentes.


Selecionar e implementar projetos QI - QI envolve o uso de um processo de melhoria deliberada e definida, como Plan-Do-Study-Act, para alcançar melhorias mensuráveis ​​na eficiência, eficácia ou serviços e processos. Clique aqui para obter recursos sobre a implementação de projetos QI.


Melhoria da Qualidade


Parte 1: Melhoria da Qualidade (QI) ea Importância do QI


Parte 2: Antes de Começar - Estabeleça uma Fundação Organizacional para QI


Parte 3: Programas QI - A Melhoria Journey


Parte 4: Apoiar o Programa QI - Manter o Momentum Going


Parte 5: Referências


Parte 6: Recursos adicionais


Parte 1: Melhoria da Qualidade (QI) ea Importância do QI 160;


Melhoria da Qualidade (QI)


A melhoria da qualidade (QI) consiste em ações sistemáticas e contínuas que levam a uma melhoria mensurável nos serviços de saúde eo estado de saúde de grupos de pacientes direcionados. O Instituto de Medicina (IOM), que é um líder e consultor reconhecido na melhoria da saúde da Nação, define a qualidade dos cuidados de saúde como uma correlação direta entre o nível de serviços de saúde melhorados e os resultados de saúde desejados de indivíduos e populações (1).


Princípios de QI


Quando a qualidade é considerada da perspectiva da IOM, o sistema atual de uma organização é definido como as coisas são feitas agora. Enquanto que o desempenho dos cuidados de saúde é definido pela eficiência e resultado de uma organização de cuidados e nível de satisfação do paciente. A qualidade está directamente ligada à abordagem de prestação de serviços de uma organização ou a sistemas de cuidados subjacentes. Para alcançar um nível diferente de desempenho (isto é, resultados) e melhorar a qualidade, o sistema atual de uma organização precisa mudar. Embora cada programa de QI possa parecer diferente, um programa de sucesso sempre incorpora os seguintes quatro princípios-chave (2):


QI funcionam como sistemas e processos


Foco nos pacientes


Concentre-se em fazer parte da equipe


Foco na utilização dos dados


As subsecções seguintes descrevem esses quatro princípios QI com mais profundidade.


QI Trabalho como Sistemas e Processos 160;


Para fazer melhorias, uma organização precisa entender seu próprio sistema de entrega e processos-chave. Os conceitos por trás das abordagens QI neste kit de ferramentas reconhecem que tanto os recursos (insumos) como as atividades realizadas (processos) são abordados em conjunto para garantir ou melhorar a qualidade dos cuidados (outputs / outcomes). Um sistema de prestação de serviços de saúde pode ser pequeno e simples, como, uma clínica de imunização, ou grande e complexo, como uma grande organização de cuidados gerenciados. QI pode assumir muitas formas e é mais eficaz se é individualizado para atender às necessidades de um sistema de prestação de serviços de saúde de uma organização específica. A Figura 1.1 mostra como um sistema de prestação de cuidados de saúde consiste em recursos, actividades e resultados; Esses componentes-chave também são chamados de entradas, processos. E resultados / resultados:


Fonte: Donabedian (1980)


Figura 1.1: Entradas, Processos e Saídas / Resultados


Atividades ou processos dentro de uma organização de saúde contêm dois componentes principais: 1) o que é feito (que cuidado é fornecido), e 2) como é feito (quando, onde e por quem o cuidado é entregue). A melhoria pode ser conseguida abordando qualquer componente; No entanto, o maior impacto para QI é quando ambos são abordados ao mesmo tempo.


O mapeamento de processos é uma ferramenta comumente usada por uma organização para entender melhor os processos de cuidados de saúde dentro de seu sistema de prática. Esta ferramenta ganhou popularidade na engenharia antes de ser adaptada pelos cuidados de saúde. Um mapa de processo fornece um diagrama visual de uma seqüência de eventos que resultam em um resultado particular. Ao analisar as etapas e sua seqüência de quem executa cada etapa, e quão eficientemente o processo funciona, uma organização muitas vezes pode visualizar oportunidades de melhoria. A ferramenta de mapeamento de processo também pode ser usada para avaliar ou redesenhar um processo atual. Informações adicionais, incluindo ferramentas e recursos para auxiliar uma organização que deseja adotar o mapeamento de processos como uma estratégia de melhoria, podem ser encontradas no módulo Redesenhando um Sistema de Cuidado para Promover o QI.


São necessárias medidas específicas para prestar serviços de cuidados de saúde óptimos. Quando estas etapas estão ligadas a diretrizes clínicas pertinentes, então os resultados ótimos são alcançados. Essas etapas essenciais são referidas como a via crítica (ou clínica). As etapas críticas da via podem ser mapeadas como descrito acima. Ao mapear o caminho crítico atual para um determinado serviço, uma organização ganha uma melhor compreensão do que e como os cuidados são prestados. Quando uma organização compara seu mapa com um que mostra o cuidado ótimo para um serviço que é congruente com diretrizes baseadas em evidências (isto é, caminho crítico idealizado), ele vê outras oportunidades para fornecer ou melhorar os cuidados prestados.


Neste módulo, estratégias de melhoria são apresentadas com base no que tem funcionado para outras organizações de saúde. As alterações são aplicadas ao longo de um caminho crítico existente para que funcione mais eficazmente. QI se esforça para permitir que uma organização para alcançar a via crítica ideal, que é uma que permite que a equipe de cuidados e do paciente interagir de forma produtiva e eficiente para alcançar resultados de saúde óptimos.


O exemplo ilustrativo a seguir reforça os benefícios de compreender sistemas e processos-chave na abordagem de um projeto de melhoria de desempenho:


Foco em pacientes


Uma medida importante de qualidade é a extensão com que os pacientes39; Necessidades e expectativas. Os serviços que são projetados para atender às necessidades e expectativas dos pacientes e sua comunidade incluem:


Sistemas que afetam o acesso do paciente


Prestação de cuidados baseada em evidências


Segurança do paciente


Apoio ao envolvimento do paciente


Coordenação de cuidados com outras partes do sistema de saúde maior


Competência cultural, incluindo avaliação da alfabetização em saúde dos pacientes, comunicação centrada no paciente e cuidados linguisticamente apropriados


Uma instituição de saúde decidiu alvejar a precisão de suas listas de medicamentos como uma forma de melhorar a segurança do paciente. Com base em sua pesquisa, o pessoal da instalação compreendeu os benefícios da implementação da tecnologia da informação como um insumo ou recurso para melhorar a consistência ea integridade de sua documentação médica. A equipe notou que a tecnologia agrega mais valor quando o foco também inclui processos ou atividades-chave. Tais como, desenvolvimento de um fluxo de trabalho eficaz e proficiência da equipe em usar a tecnologia. O centro de saúde comprou um sistema de registro médico eletrônico (EMR) como seu componente chave para a entrada e também focado em processos; A forma como o pessoal utiliza o sistema para melhorar a qualidade da documentação da medicação (resultado).


Concentre-se em ser parte da equipe


No seu núcleo, QI é um processo de equipe. Sob as circunstâncias corretas, uma equipe aproveita os conhecimentos, habilidades, experiência e perspectivas de diferentes indivíduos dentro da equipe para fazer melhorias duradouras. Uma abordagem em equipe é mais eficaz quando:


O processo ou sistema é complexo


Nenhuma pessoa de uma organização conhece todas as dimensões de uma questão


O processo envolve mais de uma disciplina ou área de trabalho


As soluções exigem criatividade


Comprometimento do pessoal e buy-in são necessários


Em outras palavras, praticamente todos os projetos QI envolvem um processo de equipe. Se uma organização está buscando melhorar os tempos de espera do paciente, atendimento telefônico, cuidados com o diabetes, ou outros objetivos que considera importante, um esforço de equipe ajuda uma organização a alcançar melhorias significativas e duradouras.


É responsabilidade de cada indivíduo ser um membro ativo e contribuinte da equipe. Cada pessoa em uma equipe traz uma perspectiva única para o processo; Como funcionam as coisas; O que acontece quando as mudanças são feitas, e como sustentar melhorias durante o trabalho diário. As contribuições são feitas a partir do conjunto de habilidades de cada indivíduo e da síntese das idéias da equipe. Informações adicionais, incluindo ferramentas e recursos para auxiliar uma organização no desenvolvimento e suporte de uma equipe de QI dentro de sua organização, podem ser encontradas no módulo de Equipes de Melhoria.


Além do pessoal, um componente-chave de uma equipe QI que funcione bem é uma infra-estrutura eficaz, como liderança e políticas e procedimentos para organizar e facilitar o trabalho da equipe. O suporte de infra-estrutura oferece à equipe ferramentas, recursos, expectativas claras e um fórum de comunicação. Mais detalhes são fornecidos em O Papel da Liderança Organizacional. Esse nível de infra-estrutura ajuda uma equipe a permanecer em um caminho claro, ao mesmo tempo que está atento aos recursos disponíveis de uma organização e seu objetivo.


Os dados são a pedra angular do QI. Ele é usado para descrever como os sistemas atuais estão funcionando; O que acontece quando as alterações são aplicadas e para documentar o desempenho bem-sucedido. Usando dados:


Separa o que se pensa estar acontecendo do que realmente está acontecendo


Estabelece uma linha de base (Começando com baixas pontuações é ok)


Reduz a colocação de soluções ineficazes


Permite o acompanhamento das alterações processuais para garantir que as melhorias sejam sustentadas


Indica se as alterações levam a melhorias


Permite comparações de desempenho entre sites


Métodos quantitativos e qualitativos de coleta de dados são úteis nos esforços de QI. Métodos quantitativos envolvem o uso de números e freqüências que resultam em dados mensuráveis. Este tipo de informação é fácil de analisar estatisticamente e é familiar para a ciência e profissionais de saúde. Exemplos em um ambiente de cuidados de saúde incluem:


Determinação da média de um valor laboratorial específico


Cálculo das frequências de acesso oportuno aos cuidados


Cálculo das percentagens de pacientes que recebem um exame de saúde adequado


Métodos qualitativos coletam dados com características descritivas, ao invés de valores numéricos que extraem inferências estatísticas. Os dados qualitativos são observáveis, mas não mensuráveis, e fornecem informações importantes sobre padrões, relações entre sistemas, e são freqüentemente usados ​​para fornecer contexto para melhorias necessárias. As estratégias comuns para coletar dados qualitativos em um ambiente de saúde são:


Pesquisas de satisfação de pacientes e funcionários


Discussões de grupos focais


Observações independentes


Uma organização de saúde já tem dados consideráveis ​​de várias fontes, tais como registros clínicos, sistemas de gestão da prática, pesquisas de satisfação, avaliações externas da saúde da população e outros. Focalizar os dados existentes de forma disciplinada e metódica permite que uma organização avalie seu sistema atual, identifique oportunidades de melhoria e monitore a melhoria do desempenho ao longo do tempo.


Quando uma organização quer restringir seu foco em dados específicos para seu programa de QI, uma estratégia é adotar medidas de desempenho padronizadas. Como as medidas de desempenho incluem requisitos específicos que definem exatamente quais dados são necessários para cada medida, eles segmentam os dados a serem coletados e monitorados a partir dos outros dados disponíveis para uma organização. As medidas de qualidade clínica identificadas neste kit de ferramentas são exemplos de medidas padronizadas que uma organização, como um provedor de rede de segurança, pode considerar para adoção. Eles são projetados para medir os processos de cuidado que são comuns aos provedores de redes de segurança e são relevantes para as populações atendidas. Eles restringem as escolhas de uma organização de quais dados coletar e medir.


Informações adicionais, incluindo ferramentas e recursos para auxiliar uma organização com coleta, uso e análise de dados eficazes são encontradas nos módulos de Gerenciamento de Desempenho e Medição e Gerenciamento de Dados para Melhoria de Desempenho.


Exemplos de considerações de dados específicos para medidas de qualidade clínica podem ser encontrados nos módulos abaixo de medidas específicas:


Diabetes - HbA1c


O que é um programa QI?


Um programa de QI envolve atividades sistemáticas que são organizadas e implementadas por uma organização para monitorar, avaliar e melhorar sua qualidade de cuidados de saúde. As atividades são cíclicas para que uma organização continue buscando níveis mais elevados de desempenho para otimizar seu atendimento aos pacientes que serve, enquanto se esforça para a melhoria contínua. Um programa QI tipicamente envolve todas as atividades QI dentro de uma organização. Iniciativas de QI clinicamente relacionadas e atividades para melhorar as operações de uma organização e finanças são exemplos comuns. Um programa QI em uma organização de cuidados de saúde muitas vezes começa com a liderança considerando estas perguntas:


Por que um programa de QI é importante para uma organização?


O que uma organização precisa saber quando desenvolve um programa de QI?


Como uma organização começa seu desenvolvimento de um programa de QI?


Como os processos QI funcionam para suportar o sucesso do programa QI?


O restante deste módulo fornece uma discussão de alto nível que ajuda uma organização a responder a essas perguntas. Este importante conteúdo destaca:


A importância de um programa de QI


Considerações para construir uma infra-estrutura que ofereça suporte à qualidade


Principais componentes do processo QI


O módulo fornece informações adicionais para tópicos específicos e pode ser acessado clicando em seus links.


Por que um programa de QI é essencial para uma organização de saúde?


Uma organização que implementa um programa QI experimenta uma série de benefícios:


Melhoria dos resultados da saúde dos doentes (clínicos) que envolvem tanto os resultados do processo (por exemplo, fornecer rastreios recomendados) como os resultados para a saúde (por exemplo, diminuição da morbidade e mortalidade).


Melhoria da eficiência dos processos gerenciais e clínicos. Ao melhorar os processos e resultados relevantes para as necessidades de saúde de alta prioridade, uma organização reduz o desperdício e os custos associados com as falhas do sistema e redundância. Freqüentemente, os processos QI são neutros em relação ao orçamento, onde os custos para fazer as alterações são compensados ​​pelas economias de custos incorridas. Informações adicionais, incluindo ferramentas e recursos para auxiliar uma organização com a melhoria de processos e resultados, podem ser encontradas no módulo Redesenhando um Sistema de Cuidados para Promover o QI.


Custos evitados associados com falhas de processo, erros e resultados ruins. Os custos são incorridos quando sistemas não padronizados e ineficientes aumentam erros e causam retrabalho. Processos simplificados e fiáveis ​​são menos dispendiosos de manter.


Processos proativos que reconhecem e resolvem problemas antes que ocorram garantem que os sistemas de cuidado são confiáveis ​​e previsíveis. Uma cultura de melhoria freqüentemente se desenvolve em uma organização que está comprometida com a qualidade, porque os erros são relatados e abordados.


"Melhor comunicação com recursos internos e externos a uma organização, como financiadores, organizações cívicas e comunitárias. Um compromisso com a qualidade brilha uma luz positiva sobre uma organização, o que pode resultar em um aumento de parcerias e oportunidades de financiamento. Quando implementada com sucesso, uma infra-estrutura de QI freqüentemente melhora a comunicação e resolve problemas críticos.


Quando uma organização implementa um programa de QI eficaz, o resultado pode ser um equilíbrio de qualidade, eficiência e rentabilidade na realização dos objetivos organizacionais.


Quando uma organização implementa um programa de QI eficaz, o resultado pode ser um equilíbrio de qualidade, eficiência e rentabilidade na realização dos objetivos organizacionais.


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